BIBLIOTECA VIRTUAL
Esta biblioteca é viva e está sendo inaugurada no ano do INERR e marca o início de um acervo que pretendemos compartilhar para difusão do que sabemos e do que acreditamos que precisa ser difundido.
BIBLIOTECA
VIRTUAL
Esta biblioteca compartilhada virtual é uma evolução do conceito tradicional de biblioteca, centrada no acesso colaborativo e inclusivo ao conhecimento. Inspirada no significado original da palavra "biblioteca" — lugar de depósito de livros —, desejamos cumprir nossa função social ao permitir que membros de diferentes comunidades tenham acesso a livros e conteúdos digitais gratuitos. Busca-se democratizar o acesso à informação, especialmente em contextos com barreiras geográficas ou socioeconômicas. Além de promover a leitura e a educação, buscamos fortalecer o senso de comunidade, estimular a solidariedade e reafirmar a importância da mudança de cultura pela ampliação do conhecimento, contribuindo para uma sociedade mais justa e conectada.
AGENDA 2030 - Estado do rio de janeiro
Autoria: Documento institucional com múltiplos colaboradores
A Agenda 2030 foi desenvolvida em atenção à importância de estratégias de desenvolvimento e governança pautadas na sustentabilidade para enfrentar os desafios socioambientais e econômicos do estado do Rio de Janeiro. Ela está alinhada à Agenda 2030, estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em setembro de 2015, com a participação de 193 estados-membros, que definiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Trinta anos após a Conferência Rio-92, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, torna-se urgente o estabelecimento de uma gestão pública voltada para a cidadania e sustentabilidade, inspirada nos objetivos da Agenda 2030 da ONU e envolvendo todos os setores da sociedade em sua implementação. As ações em prol dos 17 ODS da Agenda 2030 são um caminho para a erradicação da pobreza, o crescimento econômico inclusivo e o equilíbrio ambiental, com benefícios para o processo de desenvolvimento. Isso requer o uso mais eficaz e sinérgico do tempo e dos recursos, por meio de esforços coletivos entre o estado e os municípios.
E assim surgiu esta Agenda, que pode servir de exemplo para outras.

transição para ECONOMIA CIRCULAR: UM CAMINHO PARA A AGENDA 2030
Autora: Isabella Scorzelli
"A Economia Circular (EC) tem se mostrado bastante promissora e pode ser considerada uma alternativa para o atual modelo econômico linear (extrair-produzir-consumir- -descartar). Esse modelo origina-se de diversos princípios e propostas formuladas nas últimas décadas, tais como design regenerativo, economia de desempenho, cradle-to-cradle, ecologia industrial entre outros." Isabela Scorzelli
O livro que surge de uma dissertação, foi publicado pela Rio2030 por se entender a importância de difundir conceitos e fundamentos da economia circular, como um caminho para atingimento das metas da Agenda 2030.

Envigorando o rio
Autor: Gunter Pauli
“Envigorando o Rio” reserva três capítulos para descrever brevemente A Economia Azul, delineando seu potencial conhecido no Estado, como ponto de partida. O segundo capítulo concentra-se no desenho de estratégias corporativas que permitem alcançar muito mais com recursos locais, renováveis e prontamente disponíveis. Esses recursos locais, muitas vezes ainda a serem descobertos, irão em uma cascata de atividades e agrupamentos propagar nutrientes, matéria e energia – assim como fazem os ecossistemas. O objetivo não é simplesmente atingir zero emissões e zero resíduos; o objetivo é ter atividades competitivas e eficientes no uso de recursos, que gerem mais valor do que nunca tenha sido considerado viável. E, se as novas indústrias e serviços tiverem o melhor desempenho seguindo esses princípios, também serão líderes ecológicos. Gunter Pauli






